Empreendedorismo

Verdades e Mentiras Sobre Internet Marketing Que Você Precisa Saber

on

É mesmo possível trabalhar em casa? Posso ganhar muito dinheiro com a internet? Dá para lucrar sem investir? Tem como ganhar dinheiro no piloto automático? Internet marketing é a melhor maneira de ficar rico?

Estas perguntas são muito comuns feitas por pessoas que acabaram de conhecer o internet marketing.

Para se ter ideia, o termo como ganhar dinheiro na internet é buscado de 10 a 100 mil vezes no Google mensalmente. Isso prova que mais e mais pessoas estão enxergando as oportunidades que a internet apresenta.

Aliás, de acordo com pesquisa do Sebrae, 92% dos empreendedores estão conectados à internet, o que prova mais uma vez que quem não apostar em meios digitais vai ficar para trás. As oportunidades são grandes!

Tudo bem, você pode argumentar, mas criar um negócio na web é isso tudo mesmo que dizem? Será que só de números positivos vive o empreendedorismo digital? Será que tudo o que mostram na “vitrine do sucesso” é verdade?

Para responder isso, eu decidi trazer uma lista de mitos e fatos sobre internet marketing. Nas próximas linhas você vai entender exatamente porque muita gente anda frustrada com seus resultados ao mesmo tempo em que um número expressivo de pessoas está engordando a conta bancária vendendo online.

Continue a leitura e descubra se você está embarcando numa “canoa furada” ou num “iate chique rumo à ilha dos bem-sucedidos”!

O que é internet marketing?

Embora muitas pessoas consideram sinônimos marketing digital e internet marketing, a verdade é que existem algumas diferenças conceituais entre os dois termos. Costumo dizer que no fim, o que importa é se a coisa funciona, de maneira honesta e proveitosa.

Mas, a nível de conhecimento, e para evitar que cometamos alguns erros estratégicos, é bom saber diferenciar uma coisa da outra. E para te ajudar a entender melhor, decidi desenvolver este tópico antes de definitivamente abordar as falácias e veracidade do internet marketing…

Enquanto o marketing digital utiliza como meios de comunicações digitais, computadores, celulares, tablets, TV digital e a internet, a internet marketing se vale apenas de alguns recursos como e-mail marketing, marketing de artigos, marketing de afiliados, marketing de atração, mídias sociais e otimização de sites.

O comum entre eles é a divulgação e promoção de produtos e serviços pela internet. Mas, conceitualmente, o marketing digital é mais abrangente que o internet marketing. Então, podemos dizer que internet marketing faz parte do marketing digital. É uma espécie de subcategoria.

Por esse motivo que vemos profissionais formados em marketing falando mais em marketing digital do que internet marketing. Aliás, o internet marketing acabou criando um grande mercado com estilo e características próprias.

E por conta de ter grande abertura de mercado, acaba formando alguns “popstars” do marketing. Profissionais liberais, consultores, empreendedores, afiliados e outros profissionais com autoridade que usam suas marcas pessoais para promoverem a si mesmos e a seus produtos.

Eles fazem isso por entender que quanto mais holofotes direcionados, mais as vendas acontecem. É um traço herdado do mercado americano que funciona muito bem, desde que seja feito com profissionalismo, ética e verdade.

Imagino que você esteja surpreso agora. Sim, essa é uma informação importante que poucos blogs do mercado brasileiro tratam com clareza. Mas não para por aí…

Breve história do internet marketing

Se você acha que internet marketing é um conceito novo, fique sabendo que este modelo já tem mais de 20 anos. Foi no início dos anos 90, junto com o começo da internet, que o internet marketing deu os primeiros passos.

Naquela época, a web não era como conhecemos hoje e tudo que você poderia adquirir era um conteúdo estático e sem muita interação com o que estava ali no site. As coisas eram um tanto “primitivas”.

Normalmente se faziam sites institucionais, já que existia pouco conhecimento de criação de websites e o desenvolvimento era muito caro na época. Assim, a internet não era muito mais do que uma biblioteca com conteúdo onde o marketing era aplicado de uma forma um tanto pré-histórica comparando com hoje.

A divulgação de produtos e serviços não era muito diferente do que vemos na televisão e nos panfletos que recebemos em nossas casas. Era algo cru, agressivo e um tanto sem vida até 1993, onde a internet teve o seu primeiro “update” e tornou possível uma maior interação entre os usuários e os sites.

A partir desse ano, passaram a existir anúncios clicáveis, algo mais parecido com os que conhecemos hoje. O tempo foi passando e a internet marketing se tornou uma das melhores ferramentas de marketing pelo seu custo-benefício e pela interação dinâmica com os seus usuários. Principalmente para quem deseja começar um negócio sem ter como investir rios de dinheiro como se faz nos meios tradicionais.

Agora que você já está mais por dentro do que significa internet marketing e de como ela surgiu, vamos saber das verdades e mentiras existentes nesse meio.

Começando pela parte negativa…

Mentiras do internet marketing

Queremos ser realistas e lhe ajudar a ponderar como começar a trabalhar com internet marketing, ou até mesmo te mostrar o que precisa ser alterado na sua estratégia para que o seu negócio chegue mais longe.

Lembre-se a todo momento que este é o guia do que você precisa saber sobre o assunto. Temos a responsabilidade de sermos honestos com o nosso conteúdo, e no fim, queremos que você se sinta grato por não termos escondido nada de você…

Mentira #1 – Não existe gasto na internet marketing

Uma das maiores falácias de que não existe gasto no internet marketing. Essa é uma grande mentira. A ideia de que você vai conseguir ganhar dinheiro não investindo nada chega a ser absurda. O investimento é necessário, nem que seja de tempo ou de poucos reais na compra de um curso.

Depois, na hora de executar um negócio, é necessário investir em coisas básicas como servidor, domínio e até mesmo na contratação de profissionais e plataformas para realizar alguns outros serviços que talvez você ainda não saiba fazer.

Mentira #2 –  Internet marketing por si só é o suficiente para o sucesso

Outra mentira muito falada por aí é de que basta criar um blog ou uma página no Facebook e postar todos os dias para que a sua página traga bons resultados; ou, basta postar artigos com links de afiliados em seu blog que as conversões vêm automaticamente.

Só ter um blog ou uma fanpage não trará resultados satisfatórios. O máximo que você conseguirá são likes, comentários e compartilhamentos que não trarão as vendas e o lucro que você espera. Só trabalhando duro em diversas frentes, paralelamente, é que o sucesso na internet vem.

Mentira #3 – Internet marketing não dá trabalho

Como tudo na vida, internet marketing demanda trabalho. E isso serve até para aqueles que já entram no ramo com dinheiro para investir em formas de ganhos mais rapidamente. Portanto, fuja de promessas como “trabalhe pouco e ganhe muito”.

A realidade é que empreender na internet não difere de outros tipos de profissão, a única diferença é a forma que você faz o serviço. Se você tiver muita disposição a aprender e experimentar as fórmulas certas, o resultado vem como mais facilidade e velocidade.

Mentira #4 – Qualquer um pode trabalhar com internet marketing

De fato, nada impede que qualquer pessoa comece a trabalhar com internet marketing, porém algumas pessoas confundem o estar na internet e o trabalhar com a internet. Seria a mesma coisa de dizer que qualquer pessoa pode desenvolver um carro simplesmente porque tirou sua CNH.

A coisa começa pela mentalidade. Só com o mindset certo é que você consegue tirar as ideias da cabeça e do papel. Com a intenção correta é que a pessoa consegue alguma coisa no meio digital. Isso torna diferente quem apenas quer de quem realmente vai conseguir empreender.

Mentira #5 – Internet marketing traz dinheiro imediato

Algumas pessoas acreditam que investir em internet marketing irá render lucro rápido; que na primeira tentativa, realizando todos os procedimentos, já é possível ter sucesso em vendas e arrecadar milhões.

Primeiramente, ganhar dinheiro não é o mesmo que lucrar. Em boa parte do tempo você estará reinvestindo o que ganhou no último mês do Hotmart, por exemplo, para conseguir fazer a roda girar com mais tração. Geralmente demora-se um tempo relativo para lucrar com “folga”. E você deve persistir!

Mentira #6 – Ganhar dinheiro sem ter chefe

Outra grande falácia! Mesmo trabalhando em casa, você precisa de um chefe. Mesmo que você não seja mandado por um terceiro, deve ser “chefiado” por si mesmo. Sem contar que o seu cliente é o seu verdadeiro “patrão”, já que é ele quem paga o seu “salário”. Isso exige que seja colocado em prática um conceito essência para negócios de sucesso: disciplina. Aliás, sem essa palavra mágica nenhum negócio vai para frente.

Então, não caia na besteira de achar que vai trabalhar sem ter chefe. Pois quando não for você seu próprio gerente, será o seu consumidor. O grande diferencial de empreender com internet marketing está em gerar ativo para si mesmo, e não para outros. Essa é uma grande motivação para começar a investir nisso, mas não deve ser o único quesito.

Mentira #7 – Tudo é sucesso

Vez ou outra surgem alguns “novos ricos”, usando de meios apelativos, e até agressivos, se valendo do “gatilho da ostentação” para chamar a atenção do leigos. Lançam fotos com enormes casas e carros do ano, fazendo entender se a única face do sucesso se resume em bens materiais.

Mas a coisa não vai apenas por aí. A verdade é esses ricos não fazem nada mais que um marketing mal intencionado, alugando as casas e os carros para promover suas “expertises” em fotos e vídeos. Isso quando a foto não foi comprada em um banco de imagens. Não caia nessas mentiras e analise bem o que esses casos de sucesso mostram. A verdade sempre aparece!

Mentira #8 – Fique milionário fácil

Ainda na “vibe” da mentira anterior, destaco que não é fácil ficar milionário. Se não todo mundo estaria, não é mesmo? Internet marketing funciona para ganhar dinheiro? Com certeza! E deixa milionário? Sim, pode apostar. Mas você não vai ficar milionário de uma hora para outra.

Não existe sistema infalível de marketing na internet. Esse golpe do fique rico fácil ganha cada vez mais força no Brasil, queimando o filme dos negócios de sucesso. Ressalto: a verdade sempre aparece.

Agora, é hora de saber das…

Verdades do internet marketing

Você acabou de conhecer 5 das maiores mentiras que contam sobre internet marketing. Certo, agora é hora de saber a verdade. Existem realidades que podem fazer de você um empreendedor digital bem-sucedido.

O que você vai conhecer agora são as oportunidades que algumas pessoas inteligentemente agarram e os benefícios que a internet proporciona a quem decide vender através dela. Se você ainda tem dúvida se deve ou não mergulhar de cabeça nesse mercado, agora vai ter certeza!

Verdade #1 – Na internet os investimentos podem ser menores

Sim, na internet os custos são significativamente inferiores do que com outras formas de marketing convencionais. Para você ter uma ideia, uma campanha no Facebook com R$300,00 serve para o mês inteiro com um grande alcance por dia e a taxa de conversão alta.

A criação de um blog é muito, muito baixo. Um domínio por ano custa 30 reais e uma hospedagem boa, em média, de 200 a 300 por ano. Algo que não paga nem um mês de aluguel e luz numa lojinha na esquina da rua de casa.

Verdade #2 – Na internet não existe limite geográfico e temporal

Você já deve ter ouvido falar que a internet quebra as barreiras de tempo e de espaço e permite que o empreendedor venda o que quiser, de onde quiser e quando quiser. Você pode estar numa cidadezinha do interior do Brasil e vendendo para uma pessoa no Centro da China, por exemplo.

Pode ainda fazer vendas automáticas enquanto dorme, se uma pessoa acessar seu site de madrugada e decidir comprar um e-book ou curso online que você produziu ou se afiliou. Nunca, na história do mundo o comércio entre empresas e pessoas foi tão fácil.

Verdade #3 – Na internet você tem o controle total do seu marketing

O internet marketing você tem algo que nenhum outro meio pode lhe entregar: o controle total do seu marketing, desde a criação da campanha até a mensuração de resultados. Diferente do marketing tradicional, que você não tem tanta certeza de quem está vendo o seu anúncio ou não.

Na internet você consegue saber exatamente quem é o seu público, onde ele está e como atraí-lo para sua marca. E se sua campanha não tiver convertendo, é possível mudar a abordagem imediatamente para não perder dinheiro. Essa é outra característica única dessa forma de marketing, como eu explico melhor no próximo tópico…

Verdade #4 – Acompanhamento em tempo real

Todas as respostas para sua campanha podem ser obtidas imediatamente. Nada de esperar uma análise do resultado de sua campanha depois de um mês, por exemplo, com uma probabilidade de as pessoas não comprarem os seus produtos por causa de um erro bobo.

Você consegue analisar, em tempo real, quem está acessando o seu site ou página, quem está clicando nos seus anúncios, etc. Consegue testar se o título que você escolheu está persuasivo ou não, se o vídeo está bom ou ruim, se o botão vermelho é melhor que o verde, entre outras coisas.

Verdade #5 – Múltiplas possibilidades de interação

Outra vantagem indiscutível do internet marketing é o universo de possibilidades de interação com a audiência. São várias e diferentes formas de criar e difundir conteúdo fundamental para firmar a mensagem da marca no ambiente digital.

Dependendo dos produtos que você vende, é possível que o seu público-alvo se divida em caminhos distintos. E a partir de ações em sites, blogs e redes sociais, é possível desenhar campanhas específicas para atingir cada um deles, com riscos muito pequenos de falar em tudo.

Verdade #6 – Você constrói um negócio com pouco

Enquanto é necessário investir cerca de 100 mil reais para abrir uma empresa ou franquia física, por exemplo, na internet, o investimento é bem mais baixo. Existem opções que variam de 1 mil a 10 mil, dependendo do que você escolher. Sem contar que você pode começar com um blog e com conteúdo, o que representa um valor irrisório pelo retorno que dá.

Um negócio próprio é o que a maioria das pessoas buscam hoje em dia. É a fonte para sua independência e o caminho para não ter aquele chefe te enchendo toda hora. Com o empreendedorismo digital, seu negócio depende exclusivamente de você e de sua vontade de gerar resultados. Essa é uma verdade indiscutível do internet marketing.

Verdade #7 – Seus clientes estão na internet

Pesquisas apontam que 75% dos consumidores entrevistados realizam pesquisas na internet antes de efetuar qualquer compra. Seja sobre qual o melhor produto comprar, onde tem o melhor preço e para que serve cada produto, a busca na internet antes da compra já se tornou padrão entre os consumidores do mundo inteiro.

O internet marketing é a melhor forma de atingir mais o seu público, de maneira mais rápida, de forma mais controlada, tendo o melhor resultado e o melhor de tudo: de forma mais barata!

Verdade #8 – Você pode vender seu conhecimento de forma simples

Você tem conhecimento em alguma área específica? Tem experiência para falar de algum assunto? Tem um hobby interessante? Uma paixão? Então você pode desenvolver um infoproduto. Um e-book, videoaula, documento, planilha, enfim, esse seu conhecimento pode ser empacotado e gerar vendas escaláveis para você.

O setor de infoprodução está no topo dos modelos de negócios online e é um dos sistemas de negócios mais lucrativos de ganhos diretos e indiretos na internet, bastando você ter criatividade e disciplina para fomentar ideias, validá-las e vender em canais digitais.

Internet marketing é o seu mercado?

Existem dois tipos de empreendedores: aquele que tem o senso de empreender natural, que quer solucionar algum problema e fazer algo diferente e aquele que tem a oportunidade de empreender, pois perdeu o emprego e precisa buscar outra forma de se sustentar. Independente do seu perfil, o internet marketing pode te ajudar.

É notório que atualmente a vontade de empreender faz parte da mentalidade das pessoas, e há maior curiosidade e vontade de começar o próprio negócio nos últimos tempos. Unindo a vontade com a necessidade, empreender pode ser a alternativa ideal para você tirar suas ideias da cabeça.

Claro que começar um negócio não é fácil, exige investimento, dedicação, atitude e disposição. Porém, para crescer, como sempre ouvimos, é preciso correr riscos. A grande vantagem é que no caso do digital, os riscos são consideravelmente reduzidos.

Empreender e iniciar um negócio online é algo extremamente acessível, tornando possível a criação de um sistema de lucro pelo preço de um cafezinho por dia. E para finalizar, vale destacar que, mesmo em tempos de mercado frio, os negócios digitais continuam rendendo bons frutos.

Isso deixa mais do que claro que internet marketing é o caminho para ganhar dinheiro na mesa de casa, ou em qualquer outro lugar, apenas com um computador, conexão banda larga e técnicas de marketing.

Comece hoje, você pode!

 

About Cláudio Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *