Segurança

Veja as diferenças entre retenção, apreensão e remoção do veículo

on

Quando você se esquece de utilizar o cartão azul digital SP ou o app zona azul e estaciona em local proibido, seu veículo pode ser apreendido? Ou ele é removido? Ou retido? Qual é a diferença entre essas medidas?

Os nomes tão parecidos, com significados relacionados, confundem qualquer um. Por isso, vamos explicar abaixo a diferença entre retenção, remoção e apreensão. Confira:

O que é a retenção do veículo?

Essa medida administrativa é aplicada quando um agente de trânsito percebe uma infração e para seu veículo, impedindo-o de continuar seu caminho. O veículo pode ser liberado na mesma hora, se a infração puder ser resolvida imediatamente. Se não puder, ainda é possível que o veículo seja liberado, caso a infração não apresente risco imediato.

Um bom exemplo é a retenção quando o farol está desregulado. O agente de trânsito pode reter o veículo, mas pode liberá-lo se julgar que o funcionamento do farol é suficiente para ser resolvido depois.

O que é a remoção do veículo?

A remoção prevê o deslocamento do veículo, com um guincho, para resolver uma infração de trânsito. O veículo em questão só é restituído ao proprietário depois do pagamento de multas e taxas específicas.

Entre os principais exemplos, está a nossa pergunta do primeiro parágrafo: se você estaciona em local proibido porque se esqueceu de usar o cartão azul digital SP ou o app zona azul em São Paulo, seu veículo é removido da rua e fica retido.

O que é a apreensão do veículo?

A apreensão, ao contrário da retenção e da remoção, não é uma medida administrativa, e sim uma penalidade. Porém, desde 2016, essa penalidade já não existe mais. Antes, para algumas infrações, era possível que o carro ficasse apreendido com o departamento de trânsito por até 30 dias, mesmo que a multa fosse paga. Hoje em dia, não há mais essa possibilidade.

Compreender a diferença desses conceitos pode ser importante para entender melhor como as leis de trânsito funcionam. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

 

About Cláudio Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *