Carreiras

TCC: como perder o medo da apresentação

on

Fazer uma boa apresentação de TCC tem tudo a ver com a segurança que você sente em si mesmo. Às vezes ficar diante de alguns espectadores é motivo de ansiedade para certas pessoas, no entanto não existem segredos para apresentar um trabalho.

O que temos são algumas dicas as quais podem trazer mais tranquilidade para você, como a impressão de TCC, de forma que o material físico esteja próximo durante a apresentação.

Veja a seguir os macetes que vão fazê-lo perder o medo da banca.

Da impressão de TCC ao conteúdo: como perder o medo

Existem pessoas que têm facilidade ou sentem mais segurança quando estão munidas de algumas anotações, você é dessas? Então, aproveite a oportunidade de fazer a impressão digital de alguns tópicos ou informações indispensáveis que devem ser mencionadas durante sua apresentação para a banca.

Como mencionamos, funciona fazer a impressão de TCC e usá-lo como referência para acompanhar o discurso. Mas, não confunda o uso como guia com a leitura dos dados, ok? Isso pode reduzir a sua nota, porque a banca pode acreditar que você não se preparou o suficiente.

Outra forma que ajuda bastante é montar um Powerpoint. Na verdade, os slides são obrigatórios, no entanto você poderá transformá-los em aliados, organizando a informação conforme você queira conduzir a apresentação para a banca.

Falando nisso, não se esqueça de que há uma estrutura mandatória. Sendo primeiro a apresentação do projeto de pesquisa, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

E que tal treinar a sua apresentação? Reúna alguns amigos ou seus pais e faça um teste do que será dito, aproveite para treinar a sua postura e algumas técnicas para dar aquela olhadinha nas anotações que passaram pela impressão digital. Inclusive, aprenda neste momento a controlar o seu tempo de fala, é importante prezar sempre pela clareza do discurso, apesar do nervosismo.

Você passou um bom tempo preparando a impressão de TCC, não é mesmo? Foi atrás de bibliografia, levantou hipóteses, dissertou sobre o assunto. Ninguém sabe melhor sobre o seu Trabalho de Conclusão de Curso do que você! Por isso, você deve estar confiante de que fará uma excelente apresentação.

Por mais que os professores da banca tenham lido e se preparado, eles recorrerão a você para esclarecer dúvidas pontuais, para testar seus conhecimentos sobre o tema. Então, fique tranquilo, porque todo conhecimento está em sua mente.

Quer compartilhar com a gente as suas dúvidas ou experiências com a impressão de TCC e sua apresentação? É só participar nos comentários. Até o próximo post!

About Cláudio Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *