Empreendedorismo

Rendimentos imobiliários: O que você precisa saber

on

Rendimentos imobiliários podem ser um grande investimento para quem sabe como lidar com eles. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Como funcionam os investimentos imobiliários?

Os fundos imobiliários são investimentos que confundem muitas pessoas porque misturam características comuns da renda fixa e da renda variável. Isso se dá pela natureza desse investimento: quando você decide investir em fundos imobiliários, está comprando ações de um imóvel que será alugado, e o valor desse aluguel será dividido entre todos os acionistas.

Por isso, você tem a garantia do aluguel e da correção anual, feita por um indicador, como na renda fixa, mas não pode prever qual será a valorização do imóvel – já que ela depende de fatores como taxas de juros, liquidez, obsolescência, etc.

Quais são as vantagens dos rendimentos imobiliários?

Mesmo com essas características particulares, investir em fundos imobiliários traz diversas vantagens, ainda que o mercado tenha passado por momentos turbulentos nos últimos anos.

A primeira delas é a segurança: imóveis são bem tangíveis, com valor agregado e, por isso, de todos os tipos de investimento, os fundos imobiliários são os que têm maior estabilidade. Mesmo nos tempos de maior crise imobiliária, muitos investidores conseguiram vender seus imóveis para compradores que já tinham um capital reservado.

A segunda vantagem é a rentabilidade. Mesmo que não seja possível prever o quanto um imóvel vai valorizar, ele dificilmente vai desvalorizar – e isso, assim como a correção da taxa de juros, garante que você sempre terá rendimentos. Dependendo da localização e das condições do imóvel, a liquidez dele também pode ser muito boa.

Por último, os fundos imobiliários permitem uma grande variedade de investimentos: você pode ter um imóvel na praia para alugar no verão, um no centro da cidade para alugar para comerciantes, uma casa no subúrbio para famílias, etc.

Investir em fundos imobiliários é uma ótima ideia para quem está começando agora, mas também para quem já conhece o mercado a fundo!

About Cláudio Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *