Empreendedorismo

Registro de marca: empresas que já tiveram problemas

on

Ter uma marca registrada pode não parecer algo com o que se preocupar. Porém, o registro de marca pode trazer problemas para empresas de todos os tamanhos.

Venha conhecer alguns casos famosos:

Apple x Apple

Esse é um famoso caso de duas marcas com o mesmo nome: a Apple, empresa de computadores e smartphones; e a Apple, gravadora responsável pelos Beatles.

Alegando violação de marca registrada, não só pelo nome, mas também pelo logotipo, o selo musical iniciou um processo ainda em 1978, que só terminou em 2007, com um pagamento de 26 milhões da empresa tecnológica. O símbolo da maçã agora pertence à empresa do iPhone, que fez o registro de marca.

Victoria’s Secret x Thomas Pink

Mais uma vez por causa dos nomes, a grife britânica Thomas Pink processou a marca Victoria’s Secret por violação de marca registrada quando esta lançou sua linha jovem e esportiva PINK. A justiça decidiu a favor da Thomas Pink, e a empresa americana teve que pagar uma indenização.

Cartões Cielo x Cesar Cielo

Nomes de famoso estão entre os itens que não podem constar no registro de marca, e isso trouxe sérios problemas para a empresa Cielo, que usou o nome do nadador Cesar Cielo para se promover em 2009. Em 2014, a empresa achou que teria que mudar de nome. No entanto, um acordo foi feito e isso não foi necessário.

João Andante x Johnnie Walker

Um dos exemplos mais conhecidos no Brasil foi o caso da marca de cachaça João Andante, que parecia imitar a famosa marca de whisky Johnnie Walker. Depois de perder na justiça para a empresa internacional, a marca brasileira teve que mudar seu nome para O Andante.

Essas foram apenas algumas situações em que empresas tiveram problema com o registro de marca. É sempre importante fazer o registro e garantir que seus direitos serão protegidos em casos assim.

About Lilian Vicente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *