Empreendedorismo

O que é a carga tributária?

on

A carga tributária é importante para o desenvolvimento do país. Porém, moramos em um local em que a cobrança de impostos é alta e pode prejudicar o crescimento das empresas.

Neste post, vamos explicar melhor o que é carga tributária e como ela funciona. Acompanhe!

Qual a definição de carga tributária?

A carga tributária pode ser definida como o total de todas as arrecadações realizadas pelos governos federal, estadual e municipal, dividido pelo PIB. Em outras palavras, é a relação entre o que a sociedade pagou em impostos dividido pela riqueza que o governo acumulou.

O aumento da carga tributária significa aumento na cobrança de impostos, impactando diretamente nos encargos da empresa e consequentemente, dificultando o reinvestimento dos seus lucros para aumentar a produção ou para contratar mais funcionários.

Como os impostos são arrecadados?

A apuração dos impostos é feita de acordo com o regime tributário no qual a empresa está enquadrada. Existem atualmente três regimes diferentes: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Se você tiver dúvidas sobre qual o regime atual em que a sua empresa está e o que fazer para mudar, pode contar com a ajuda de um advogado tributário ou de um advogado fiscal.

Dentro desses regimes, há a cobrança de tributos federais (imposto de renda, importação e exportação), estaduais (ICMS) e municipais (ISS).

Como diminuir a carga tributária?

A carga tributária pode ser reduzida com a participação de um profissional especializado, como um advogado, que pode estudar o enquadramento em um regime tributário que diminua a incidência de impostos, sem sonegação ou qualquer movimento que traga problemas com a Receita Federal.

Apesar da alta cobrança tributária, nosso país também tem uma série de programas de isenção e incentivos que ajudam a diminuir a carga e facilitam o aumento de lucro da empresa.

 

About Lilian Vicente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *