Empreendedorismo

Manutenção preventiva no sistema de prevenção de incêndio

on

Realizar a manutenção do sistema de combate a incêndio é tarefa essencial que deve fazer parte do calendário das empresas.

Muitas empresas realizam a instalação de sprinkler ou sistema water mist, porém, não realizam a devida manutenção preventiva. A manutenção tem o objetivo de garantir a boa funcionalidade do sistema, verificar se há presença de ferrugem e até mesmo solucionar eventual defeito.

Além disso, a manutenção também ajuda a aumentar a durabilidade das instalações, evitando assim prejuízos para a empresa. Vamos falar mais a seguir sobre o assunto, Confira!

Como é feita a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva no sistema de combate a incêndio, seja ele sistema water mist ou qualquer outro que tenha em sua empresa, deve ser realizada por técnicos treinados.

Esses profissionais, geralmente são engenheiros que passaram por treinamentos realizados pelos fabricantes dos sistemas. É feita toda uma inspeção de alta qualidade com foco na prevenção e correção dos sistemas de detecção, alarme, verificação da instalação de sprinkler, ou de demais sistemas, entre outros detalhes.

Além disso, pode ser realizada ainda a recarga dos cilindros, manutenção das válvulas e pintura.

Qual é o objetivo da manutenção no sistema de combate a incêndio?

A manutenção é realizada com o intuito de garantir que todo o sistema water mist ou a instalação de sprinkler estejam funcionando de forma adequada. É normal que, depois de alguns meses, possa ocorrer algum imprevisto, como é o caso de ferrugem, algum problema no detector de fumaça ou alarme, entre outros.

É importante ressaltar que toda a manutenção se baseia pela ABNT NBR 99441/1998, e pode ter procedimentos mensais, trimestrais ou anuais. Tudo vai depender do tipo de sistema e necessidades de cada empresa.

Sistema de combate a incêndio é coisa séria, por isso, jamais adquira equipamentos de empresas não certificadas. Faça a instalação com uma empresa responsável do setor de engenharia de incêndio.

About Cláudio Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *