Empreendedorismo

Conheça os riscos de não ter a sua marca registrada

on

Você sabe quais são os riscos de não registrar a marca? Ainda não? Pois fique sabendo que já está mais do que na hora de ter conhecimento a respeito desse assunto. Ao contrário do que muitos pensam, um dos principais passos para o sucesso é saber se a sua marca está livre para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Afinal de contas, isso é fundamental para conseguir realmente o registro da sua marca. No entanto, não basta também somente pesquisar, ver que está livre e deixar para lá. Na verdade, é necessário fazer o registro o quanto antes.

E sabe por quê? É simples! Para se ter uma ideia, a marca que até então está livre pode não estar mais daqui a segundos, por exemplo. Por isso é realmente importante fazer o registro o quanto antes. Se alguém entrar com o pedido para fazer o registro no INPI antes de você e esse registro for aceito, já era. Aqui no Brasil é a ordem que importa, ou seja, quem solicita primeiro acaba tendo prioridade.

No entanto, quais são os outros riscos de não registrar a marca? Será que eles podem prejudicar bastante o seu negócio? Continue a leitura deste conteúdo para saber mais sobre os riscos de não ter a sua marca registrada.

nome da empresa

 

Principais riscos de não registrar a marca

Logo a seguir será possível ver quais são os principais riscos de não registrar a marca.

Fique bastante atento e não tenha mais dúvidas sobre se fazer esse registro o quanto antes é essencial ou não.

  1. Receber um processo

Sim, o seu negócio corre o risco de ser processado caso esteja usando marcas registradas de terceiros. Às vezes você nem sabe, mas já existe uma empresa com a mesma marca da sua empresa, porém a grande diferença é que essa empresa registrou a marca. E sabe o que isso significa? Pode ser necessário trocar o nome da sua marca o quanto antes.

Afinal de contas, se uma empresa já possui uma marca registrada, a mesma pode a qualquer momento exercer seus direitos que estão garantidos pela constituição. Por isso é importante ter cuidado.

  1. Precisar mudar o nome da sua empresa

Caso demore para registrar a sua marca, há grandes chances de precisar trocar o nome fantasia do negócio – que já existe faz tempo – por outra empresa já ter registrado a mesma marca que a sua. E, se não acontecer essa troca, a outra empresa pode muito bem lhe pocessar.

  1. Ser obrigado a pagar indenizações altíssimas

Se todas as outras coisas mencionadas acontecerem e mesmo assim o nome da sua marca não for trocado, as possibilidades da sua empresa precisar pagar indenizações altíssimas são grandes. Isso porque ela estará usando a marca que foi registrada por outro negócio, o que não é permitido por lei.

  1. Perder todo o investimento feito com publicidade

Já parou para pensar que você pode perder todo o investimento feito com publicidade ao não registrar a marca? Dessa forma, o trabalho de trocar um nome vai muito além daquilo que você estava imaginando.

Levando todos esses riscos de não registrar a marca em consideração, já passou da hora de correr atrás de algo tão importante, certo? Sendo assim, pesquise no INPI para ver se já existe uma marca registrada igual a sua e se não houver solicite o registro o quanto antes.

 

About Joyce Lima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *