Empreendedorismo

Como funciona o INP

on

Durante o registro de marcas e patentes, são exigidos muitos documentos. Para facilitar este processo, separamos algumas dicas para ajudá-lo(a). Confira!

O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial é uma autarquia federal brasileira, é o responsável por efetuar o registro de marcas e patentes de todo o Brasil. Confira como funcionam os seus processos.

O que é necessário para registrar marcas e patentes?

O primeiro passo é verificar no site do INPI se o nome que você deseja, está disponível para registro. Caso você já utilize um nome em sua empresa ou produto, é importante que você verifique se ele já não foi registrado, pois o uso indevido pode lhe gerar multas.

Quais os documentos necessários?

Marcas e patentes possuem procedimentos distintos. Para patentear algo é necessário: conteúdo técnico, formulário de requerimento e comprovante de pagamento acompanhado do “Depósito do Pedido de Patente”.

Para o registro de marcas, ao invés do conteúdo técnico, é necessário as descrições das características, e quando necessário, as imagens no anexo.

Qual o valor que devo pagar?

Os procedimentos para registro de marcas geram alguns encargos administrativos. Cada pedido pode custar entre R$142,00 e R$355,00, isso varia conforme o registro da empresa. Porém, caso seu pedido contenha algum erro, para cada novo pedido, será cobrada uma nova taxa.

Para evitar gastos desnecessários, é importante que você busque auxílio de uma consultoria especializada em marcas.

Como patentear minha marca?

Embora este seja um termo comum, o correto é “registro de marca”. A patente serve para invenções e metodologias. Também é possível patentear melhorias no processo de fabricação de um material ou produto.

Dúvidas no processo de marcas e patentes?

Embora o INPI disponibilize alguns materiais educativos em seu portal, alguns termos técnicos são um tanto complexo para profissionais que não atuam na área.

Por isso você deve buscar a orientação de profissionais. Continue nos acompanhando e aprenda mais sobre como “patentear” sua marca.

About Lilian Vicente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *