Lojas Virtuais

Auditoria Operacional

on

Se você já pensou em implementar uma auditoria para o seu negócio como um controle interno ou outras opções? Você considerou a vantagem de realizar uma auditoria operacional?

auditoria na sua conceituação universal refere-se ao estudo ou ao exame crítico e sistemático realizado por uma pessoa ou grupo de pessoas independentes do sistema auditado; com o objetivo de emitir um parecer e contribuir para o correto funcionamento das organizações.

No entanto, a auditoria pode ser aplicada de várias maneiras, de acordo com os objetivos pretendidos, portanto, agora vamos nos concentrar em detalhar o que é uma auditoria operacional .

A auditoria operações, é aquele que vê eficiência a na operação e avalia a sua qualidade . É muito importante porque, graças a isso, você pode detectar ou prever os pontos fracos que afetam diretamente a meta ou o objetivo da empresa.

Também é considerada uma parte essencial, pois permite iniciar objetivamente os atos ou atividades de controle interno que dão origem à melhoria contínua da organização. Sendo uma avaliação da eficácia dos procedimentos e práticas , envolve uma revisão ou estudo preliminar deles, para saber como eles funcionam e , portanto, têm uma idéia exata de sua eficácia e utilidade .

A partir destas revisões é possível para identificar áreas problemáticas ou lacunas que exigem um estudo mais aprofundado, pode mesmo levar a profundas atividades ajustamentos institucionais, no que respeita ao planejamento, a contabilidade e controle .

Como funciona? Seu aplicativo opera da seguinte maneira:

  1. Primeiro, os auditores devem saber quais são os objetivos da empresa , como serão alcançados e como determinarão os resultados.
  2. É imperativo que os auditores examinem em detalhe uma amostra selecionada de transações , preferencialmente selecionadas por amostragem estatística. Para verificação, os auditores geralmente estão interessados ​​em três tópicos: qualidade, período correto e custo.
  3. Os auditores só poderão dar recomendações quando estiverem totalmente certos do que é necessário; como resultado do seu exame.
  4. Por fim, é importante relatar os resultados para o endereço .
  5. É essencial considerar esse tipo de auditoria para avaliar a eficiência e a eficácia das operações da organização.

Se houver falhas na gestão e operação da sua empresa, antes de fazer qualquer mudança súbita ou repentina que resulte em perda de tempo e dinheiro, comece considerando a aplicação desse tipo de auditoria antes de decidir por outra medida desnecessária. ou radical.

Para a correta interpretação e aplicação das normas de auditoria operacional, os seguintes conceitos são definidos abaixo: 

Sistema : é uma série de atividades relacionadas, cujo projeto e operação conjunta visam atingir um ou mais objetivos pré-estabelecidos. 

Eficacia : é a capacidade de um sistema garantir razoavelmente a realização dos objetivos. Em termos gerais, o índice de efetividade é a relação entre os resultados alcançados e o objetivo pretendido.

Eficiência : a capacidade de atingir objetivos usando a quantidade mínima de recursos possíveis (por exemplo, tempo, humano, material, financeiro etc.) Nesse sentido, um índice de eficiência geralmente usado é a relação entre os resultados obtidos e a quantidade de recursos. funcionários

Economia : é a capacidade de minimizar o custo unitário dos recursos utilizados na consecução dos objetivos, sem comprometer o último. Nesse sentido, um índice de economia geralmente utilizado é a relação entre os resultados obtidos e o custo deles.

About Joyce Lima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *