Empreendedorismo

Aprenda a criar uma identidade sonora e visual para seu comércio

on

Criar uma identidade sonora a visual traz diversos benefícios que impulsionam o crescimento da sua empresa: o reforço e reconhecimento da marca, o vínculo entre marca e cliente, a confiança na empresa, etc.

Confira abaixo como criar essa identidade e utilizá-la na TV para loja, rádio personalizada e todos os meios de comunicação do seu negócio.

Conheça sua marca e seus clientes

Tanto para escolher o que toca na rádio para supermercado ou quais cores estarão no site da sua empresa, é preciso conhecer a marca a fundo. Quais são os valores que essa empresa carrega? Qual é sua missão? Qual é o conceito que ela quer levar? Um conceito mais minimalista, por exemplo, dificilmente vai misturar muitas cores e formas na identidade visual.

Do mesmo modo, conheça o público-alvo da empresa. Em uma rádio para supermercado, um tipo de estabelecimento que costuma receber famílias, raramente vai tocar músicas que incluam letras muito explícitas, que crianças não possam ouvir. Conhecer o público é entender suas necessidades e preferências.

Não seja inflexível

Mesmo que a identidade visual e sonora precise ser estabelecida, isso não quer dizer que elas nunca podem mudar. Na rádio personalizada do seu negócio não precisa tocar sempre a mesma playlist: varie de tempos em tempos, adicionando e tirando músicas, para deixar essa comunicação com o público mais interessante.

O mesmo deve acontecer com a identidade visual: seu logo deve poder ser exibido na TV para loja, nas etiquetas, nas embalagens, no site oficial. Escolha algo que faça sentido em todas as mídias, e faça alterações quando for necessário. O objetivo não é muda-lo completamente, mas adaptá-lo ao público e as mudanças de época sempre que possível.

A identidade visual e sonora do seu negócio precisa ser segura e reconhecível, mas não precisa ser estática. Afinal, a capacidade de se adaptar também é algo que seus clientes estão buscando.

About Cláudio Santos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *